Resultado da sua pesquisa por:

 

d

Sua liderança é inspiradora?

por | 22/11/2018 | 0 Comentários

Todos os dias nos deparamos com imagens, textos e ilustrações formando ideias que acabam sendo definidas como inspiradoras. É só abrir alguma rede social no início da manhã para sermos bombardeados com mensagens de inspiração diárias. Mas já parou pra pensar o que é inspiração pra você?

Eu acredito que, assim como tudo na vida, a inspiração depende muito do nosso modo de enxergar o mundo e da maneira com que lidamos com isso no decorrer da nossa jornada pessoal e profissional. O ambiente corporativo de uma organização pode (e deve) ser uma fonte diária de inspiração para os profissionais que nela atuam e a liderança exerce papel fundamental nesse processo, uma vez que são os líderes os responsáveis por inspirar suas equipes por meio de atitudes, posicionamento, gestão de pessoas e projetos.

E como falar de liderança sem pensar em pessoas? Eu nunca gostei muito da expressão Recursos Humanos. Falar em RH sempre me pareceu pouco perto do universo complexo que é a gestão de pessoas. Talvez por isso algumas empresas vem trocando o “RH” por nomenclaturas que fazem mais alusão a “pessoas” e “gente” (já repararam nisso?)

Nesse sentido, para que as organizações obtenham sucesso na gestão de pessoas, é imprescindível manter suas lideranças focadas e inspiradas a oferecerem o melhor aos seus liderados. Para alcançar o sucesso neste desafio, os líderes precisam do apoio incondicional dos profissionais que atuam nas áreas de recursos humanos.

“O corpo humano é uma grande rede de RH, só que melhor” – Tiene Deccache.

A frase acima me chamou atenção justamente por trazer a questão da saúde para dentro do universo de recursos humanos. Ela foi proferida durante um dos inúmeros depoimentos inspiradores da 2ª edição do Fórum Anual RH que Inspira, que sem dúvidas atingiu o seu propósito de inspirar os diversos líderes cariocas reunidos durante quase 12 horas de palestras e troca de experiências. Se o corpo humano é uma máquina que funciona completamente interligada, a analogia que Tiene apresenta está diretamente correlacionada com o trabalho em equipe, que deve ser incentivado diariamente pelas lideranças.

Ultrapassando as barreiras de RH, as apresentações do Fórum RH que Inspira englobaram diversos temas como arte, propósito, engajamento, educação, liderança, esporte e sustentabilidade, além de trazerem dados relevantes sobre o comportamento das empresas no que diz respeito a gestão de pessoas: 56,7% dos entrevistados classificou o desenvolvimento de Programas de Lideranças como prioridade no RH de suas empresas, de acordo com pesquisa realizada pela Future Minds Consultoria, organizadora do Fórum.

Esses dados corroboram as informações da pesquisa The Future of Skills: Employment in 2030, que destaca as principais habilidades humanas esperadas para crescer nos próximos anos: Atendimento ao cliente; Pensamento analítico; Inovação; Estratégias de aprendizagem e reaprendizagem; Relacionamento Interpessoal; Cultura e Desenvolvimento Organizacional.

Alguém discorda que essas são habilidades fundamentais para a construção de lideranças inspiradoras?

Como encontrar inspiração para ideias e projetos surpreendentes?

Esse foi o título da experiência que a artista plástica Mary Dutra, fundadora do Abstrato Azul, um espaço para criação de projetos inspiradores, levou ao público durante o Fórum – sim, foi muito mais que uma palestra, uma verdadeira experiência que encerrou o evento com a apresentação de um quadro produzido pela artista ao longo do dia, a partir de inputs da plateia presente.

mulher palestra sobre inspiração para projetos
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Foto: Karyme França @ 2º Fórum Anual RH que Inspira

Com uma habilidade incrível e uma empatia que transborda os limites de qualquer palco, Mary trouxe um pouco do seu curso em um passo a passo para inspirar líderes, dividido em seis grandes etapas:

1. Experiência

Para de fato proporcionarmos uma experiência inspiradora é preciso mergulhar no ser humano: unir pessoas, colocar sentimentos e então criar momentos para ficarem na memória.

2. Pensar Inovador

A inovação só chega para quem busca o novo. Pescando boas ideias e deixando-se aberto a novas oportunidades é possível transformá-las em algo que faça sentido pra você.

3. Envelopar Ideias

De nada adianta ter uma ideia brilhante e não se movimentar para tirá-la do papel. A ação é fundamental para materializar suas ideias. Esse é o primeiro passo para o nascimento de qualquer grande projeto.

4. Apostar suas Fichas

Para criar algo que realmente toque as pessoas, vocês precisa estar preparado para investir tempodedicação e propósito ao que está construindo.

5. Agarrar as Oportunidades

Muitas vezes a vida nos coloca em situações que testam a nossa preparação para determinada escolha. Esse é um momento decisivo para emplacar o seu projeto, pois demanda coragem para ação e para assumir os possíveis riscos das escolhas que o levaram até este ponto.

6. Sentido

É o sentido que move todas as nossas ações. Entender para que e porque você faz o que faz é fundamental para o sucesso do seu projeto.

The Golden Circle e seu impacto no perfil de líderes do futuro

A fala da Mary me lembrou muito a teoria do Círculo Dourado (The Golden Circle), de Simon Sinek. Por quê fazemos o que fazemos? Qual é o nosso propósito?

teoria do círculo dourado de simon sinek
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

De acordo com a teoria, todas as empresas sabem o que fazem, algumas entendem como fazem, mas muito poucas sabem por quê fazem o que fazem. São essas últimas que realmente deixam um marco em seu segmento, agregando valor aos seus produtos e serviços, além de construir uma relação mais próxima com seus clientes.

O mesmo vale para os líderes: como é possível inspirar o outro sem saber o porquê de estar se dedicando a determinado objetivo? O autoconhecimento é peça chave no quebra cabeça da gestão de pessoas.

Inspirar confiança é essencial

O bom líder precisa inspirar a confiança de sua equipe para conquistar os objetivos traçados para o time. Esse foi o tema abordado por Marco Túlio Zanini e Maurílio Nunes, coronel do BOPE.

“É preciso destacar o valor do conjunto em detrimento ao interesse individual” – Maurílio Nunes.

infográfico com dicas sobre liderança que inspira
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Ao apresentar o que chamou de Jornada da Liderança, Maurílio destaca como as pequenas ações do dia a dia podem impactar e muito na construção da relação de confiança entre líderes e suas equipes. Valorização do profissional, sentimento de pertencimento e incentivo ao comprometimento. Tudo isso contribui para a validação da confiança na liderança.

A mensagem final é de que os líderes precisam estar cada vez mais preparados emocionalmente e tecnicamente para alcançarem a Jornada da Liderança, que inspira confiança e é capaz de transformar ideias em ações com propósito.

Depois de toda essa reflexão, volto à pergunta inicial para saber saber de você:

Sua liderança é inspiradora?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.