Resultado da sua pesquisa por:

 

d

Sobre ser coragem

por | 31/07/2019 | 0 Comentários

Eu me lembro como se fosse hoje. Faltavam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A cidade se preparava para viver algo inédito até então. E eu também.

Iniciar um trabalho novo é sempre algo marcante, que exige coragem. No meu caso específico, o processo de saída de uma instituição para o ingresso em outra sempre esteve ligado a um desafio. E dessa vez, o meu desafio era implantar um projeto que tinha como premissa principal cuidar do maior desafio da vida de milhares de pessoas: o câncer.

Já falei um pouco sobre a minha história com o câncer nesse texto aqui.  

Mas dessa vez era diferente. Logo nos primeiros meses, senti o peso de assumir um compromisso capaz de gerar um impacto enorme na vida de tantas pessoas: colaboradores, pacientes, familiares, médicos… Essa reflexão me fez, por diversas vezes, questionar se eu realmente estava preparada para esse desafio.

A verdade é que ninguém se sente preparado o suficiente até que a oportunidade de testar e conhecer a fundo o seu potencial para determinada atividade esteja em suas mãos.

A partir daí, você tem duas opções:

  1. Deixar o medo falar mais alto e seguir na sua zona de conforto, esperando algum insight surgir para te resgatar da inércia;
  2. Buscar a coragem que existe dentro de você e encarar o desafio, com medo e sem qualquer certeza de que vai dar certo.

E foi justamente ao escolher a segunda opção, que entendi o quanto essa proposta de trabalho faz sentido pra mim.

Pessoas e causas

Eu não tenho dúvidas de que trabalhar com o que a gente gosta nos faz mais felizes e realizados como profissionais. Mas compreender o conceito da empresa, acreditar na sua missão e compartilhar os mesmos valores é o que realmente faz a diferença.

Quando entrei para o time da São Carlos Saúde Oncológica, um hospital de câncer que aposta no cuidado próximo e personalizado como diretriz para a promover a mudança de olhar das pessoas sobre a doença, logo me identifiquei com o propósito da empresa: transformar a vida em protagonista.

A frase e o contexto em que a mesma se aplica, carregam os dois pilares da construção da minha carreira e do meu propósito profissional: pessoas e causas.

No livro “Capitalismo Consciente – Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios“, John Mackey e Raj Sisodia reforçam que propósito está diretamente relacionado à diferença que você quer fazer no mundo.

De acordo com os autores, paixão pessoal, propósito corporativo e desempenho empresarial caminham juntos. E eu concordo 100% com eles!

Coragem para gerar impacto

Nesse sentido, ter a oportunidade de impactar positivamente as pessoas, valorizando a vida e ressaltando a importância de um trabalho realizado com paixão é algo ímpar. Não é à toa que a essência da marca é ser coragem.

Coragem é agir com o coração.

Porque para assumir esse compromisso, é preciso se doar por inteiro. É preciso superar o medo e usar a coragem como força motriz para conquistar o novo e vencer.

Não, eu não estou dizendo que o caminho é fácil. Ao contrário, ele é bem difícil. Possui altos e baixos, podendo ser comparado a uma verdadeira montanha russa de emoções. Afinal, não existe história de sucesso sem medo e sem fracasso.

Para Simon Sinek, autor da Teoria do Círculo Dourado (falei um pouco dela neste artigo aqui), deve existir uma conexão entre o QUE fazemos e POR QUE fazemos algo.

Assim, a conquista vem quando temos clareza ao perseguir e obter O QUE queremos. O sucesso vem quando temos clareza para saber POR QUE queremos aquilo. 

Lidar todos os dias com o câncer exige um mergulho singular, principalmente quando o projeto envolve promover um novo olhar. Essa proposta requer compromisso, confiança, paixão e superação, para ambos os lados – pacientes e profissionais que atuam na área de saúde.

São esses elementos que vão construir relações de valor capazes de transformar vidas.

Eu não tenho dúvidas do por que eu escolhi esse caminho! E hoje, mais do que nunca, ser coragem faz muito sentido pra mim.

E pra você?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.