Resultado da sua pesquisa por:

 

d

Quer ser mais sustentável? Abandone esses 4 hábitos!

por | 10/04/2019 | 1 Comentário

Crédito Imagem: Google Images

Que a gente precisa ser mais sustentável no dia a dia, todo mundo sabe. O alerta sobre o impacto dos nossos hábitos de consumo no meio ambiente está em todo lugar: na TV, nos jornais, nas redes sociais… Mas a realidade é que o conceito de sustentabilidade ainda é algo bem distante da realidade da maioria dos brasileiros.

O que é Desenvolvimento sustentável?

A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi criada no Relatório de  Brundtland, em 1987:

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades e aspirações.

O conceito parece complexo, mas, em resumo, nos sinaliza desde a década de 80 que se a gente não começar a refletir sobre nossos hábitos de compra e consumo, as gerações futuras (nossos filhos e netos) sofrerão as consequências. Isso vale tanto para os indivíduos, quanto para as organizações. 

Há algum tempo eu passei a observar o impacto das minhas atividades no meio ambiente e como isso pode ser prejudicial em escala global. A partir daí, iniciei um processo de autoconhecimento e mudança de comportamento, que me permitiram criar uma rotina mais sustentável.

Durante esse processo, entendi que para começar, basta fazermos pequenas mudanças no nosso dia a dia. E agora compartilho quatro dicas simples, de hábitos que, se abandonados, vão te ajudar a iniciar esse processo de ser mais sustentável.

1. Usar copos descartáveis

Esse com certeza é um hábito que você tem e nem percebe a frequência com que pratica. Aquele cafezinho no trabalho, o copinho d´água enquanto espera atendimento em consultório médico, a cervejinha no churrasco com os amigos… O copo de plástico ocupa espaço em diversos momentos e ambientes, gerando mais lixo e desperdício.

São necessários 3 litros de água para produzir 1 único copo de plástico, que demora mais de 100 anos para se decompor.

impacto do consumo de descartáveis no Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Fonte: Menos 1 Lixo

Os números chocam. E quando a gente começa a pensar nisso fica quase impossível não abandonar esse hábito. Quando tomei a decisão de não mais utilizar copos (e talheres e canudos) descartáveis, tive a sorte de conhecer o Movimento Menos 1 Lixo e o copo sustentável mais charmoso do Brasil!

copo menos 1 lixo sustentabilidade na praia
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Já uso o copo Menos 1 Lixo há mais de cinco anos, desde a sua primeira versão, em alumínio. Em 2017 adquiri o de silicone e me apaixonei! O copo está sempre comigo, aonde quer que eu vá. Como é retrátil e possui tampa, fica fácil carregá-lo na bolsa e estar sempre preparada para dispensar os descartáveis, em qualquer ocasião – da praia à reunião.

Além de te ajudar na meta de redução de consumo de descartáveis, o copo reutilizável também facilita sua vida por ser versátil – o meu me acompanha nas compras de cereais a granel e também na hora de saborear um açaí ou um suco em uma lanchonete, por exemplo.

Existem diversas marcas e modelos de copos ecofriendly. Eu recomendo o Menos 1 Lixo, apenas porque sei que, na prática, funciona muito e facilita a pegada sustentável no dia a dia.  Saiba como comprar clicando aqui.

 

2. Levar sacolas plásticas para casa sempre que vai ao mercado 

Repare quantas sacolas plásticas você leva para casa após uma ida despretensiosa ao mercado. As compras nem precisam ser volumosas, mas te garanto que não chegarás em casa com menos de 5 sacolas.

Você pode achar que não, mas este é um hábito super simples de abandonar e as famosas ecobags estão aí para nos ajudar. Coloridas, práticas e produzidas em diversos tipos de materiais (inclusive reciclados), as chamadas sacolas retornáveis precisam fazer parte da sua vida.

Em 2018 estive em Londres, na Inglaterra, e o não uso de sacolas plásticas me chamou bastante atenção. De acordo com um casal de amigos que moram lá há cerca de seis anos, a utilização de sacolas plásticas em mercados diminuiu consideravelmente a partir do momento em que os mesmos começaram a cobrar por elas.

Além de ser uma atitude mais sustentável e amiga do meio ambiente, eliminar o uso de sacolas plásticas durante as compras também te ajuda a pensar melhor sobre o seu consumo e, consequentemente, evitar o desperdício e economizar no fim do mês.

3. Comprar além do necessário

E já que falamos sobre economia… Sim, todos nós já compramos algo desnecessário. Faz parte, vamos virar essa página. O importante aqui é perceber o quanto isso impacta na sua qualidade de vida, prejudica a sua saúde financeira e também o meio ambiente.

Toda vez que compramos algo por impulso ou em quantidade além do que a necessária, estamos gerando desperdício. De tempo, dinheiro e, na maioria das vezes, de matérias primas e recursos naturais. E isso não é nada sustentável. Nem pra você, nem pro planeta. 

A expressão consumo consciente pode estar batida, mas o seu significado tem relação direta com o nosso dia a dia. A dica é sempre pensar ao menos duas vezes antes de comprar e se fazer as seguintes perguntas:

  • Eu realmente preciso disso?
  • Em caso positivo, preciso adquirir esse produto ou serviço imediatamente ou posso esperar?
  • O quanto essa compra impacta na minha rotina?

Tenho certeza que fazendo esse exercício você vai conseguir reduzir seus gastos e ter mais consciência do quanto eles são (ou não) sustentáveis. 

 

4. Solicitar a sua via dos comprovantes de pagamento

“Não precisa da minha via, obrigada”. Acho que essa é a frase que mais falo ultimamente.  

Quando iniciei essa mudança de comportamento para tornar meu dia a dia mais sustentável, percebi o quanto de lixo eu produzia apenas com os comprovantes de compra dos cartões de crédito e débito. 

Eu tinha o hábito de acumular todos na carteira e, quando não havia mais espaço para tanto papel, tudo ia para o lixo. Ora, se a tecnologia nos auxilia com o internet banking, os aplicativos para celular e até o recebimento de SMS para controle dos gastos com compras feitas em cartões, faz sentido pedirmos a nossa via a cada novo pagamento?

Seja sustentável por você!

A conclusão é essa. Não tem segredo! Para tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável, a mudança precisa começar em você. Teste as dicas e compartilhe a sua visão sobre essa forma mais consciente de levar a vida. Garanto que não vai se arrepender! 

 

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.