Resultado da sua pesquisa por:

 

d

Prevenção Não Tem Cor

por | 02/10/2019 | 0 Comentários

O mês de outubro chegou e com ele a famosa campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama: Outubro Rosa. Na sequência, entraremos em novembro, quando a área da saúde volta seus esforços para uma iniciativa parecida, desta vez com o objetivo de exaltar a prevenção ao câncer de próstataNovembro Azul.

Mas e se a gente falasse sobre a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce desses dois tipos de câncer ao mesmo tempo?

Foi pensando no quanto a sociedade precisa se mobilizar de forma mais próxima e consciente sobre o câncer, que nasceu a campanha Prevenção Não Tem Cor, uma iniciativa do hospital São Carlos Saúde Oncológica para promover o cuidado com a saúde, a importância do diagnóstico precoce e, principalmente, o olhar atento a si mesmo e ao outro quando o assunto é prevenção do câncer, seja ele qual for. 

A sua preocupação com a saúde tem cor?

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O mesmo vale para o câncer de próstata entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

Ao somarmos as estimativas de novos casos dois dois tipos de câncer, passamos de 120 mil. Isso mesmo: mais de 100 mil brasileiros muito provavelmente descobriram um tumor maligno de mama ou de próstata nos últimos dois anos. 

Apesar dos números serem alarmantes, quando o assunto é prevenção, muita gente ainda negligencia o autocuidado, o que pode resultar num diagnóstico tardio e, consequentemente, menores chances de sucesso no tratamento do câncer.

Um novo olhar sobre a prevenção do câncer

A verdade é que existe muita informação disponível sobre como se prevenir do câncer. A questão é que informação só se transforma em conhecimento quando há uma troca e um interesse de querer estar com a saúde em dia. Falei um pouco sobre isso nesse artigo aqui.

Pois bem: se a prevenção ainda fica no campo da informação passiva, o que podemos fazer para transformá-la em conhecimento que de fato seja capaz de salvar vidas?

Quem melhor que o nosso parceiro, familiar ou amigo para nos alertar sobre os fatores de risco e nos apoiar no momento em que a possibilidade de um diagnóstico de câncer se torna real?

A campanha Prevenção Não Tem Cor traz este tema para discussão, mostrando como estar ao lado de quem você ama é fundamental antes, durante e após o enfrentamento de um câncer.

Quem disse que o câncer de próstata não pode fazer parte da vida das mulheres? Será os homens não devem se preocupar com o câncer de mama?

Outubro pode ser rosa e novembro pode continuar azul. O mais importante é falar abertamente sobre o câncer durante o ano todo e deixar claro que cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama pode salvar vidas.

Foi com muita coragem que o Caio e Linda enfrentaram o câncer de mama duas vezes. E hoje eles compartilham essa história:

Prevenção Não Tem Cor – Caio e Linda

Independente da cor, do mês ou do tipo, o câncer não escolhe quando vai aparecer, mas você pode escolher quando vai começar a se cuidar.

E aí, você concorda que prevenção não tem cor?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.