Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – sua empresa precisa conhecer

Você com certeza já leu ou ouviu falar sobre sustentabilidade empresarialdesenvolvimento sustentável nos negócios e responsabilidade social corporativa. Mas afinal, o que esses termos significam na prática? Como trazê-los para o seu negócio e usá-los a favor da empresa?

Em agosto de 2015, após dois anos de estudos globais colaborativos envolvendo governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nela, temos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas de ação global a serem alcançadas até 2030, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada. A ideia é que esses objetivos e metas globais auxiliem os países a desenvolverem suas políticas, programas e planos de governo com ações voltadas para os temas abordados nos ODS.

E como as empresas podem utilizar os ODS?

Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é preciso unir esforços. Além da mobilização global das nações, é preciso que a sociedade como um todo esteja engajada: governo, setor privado e indivíduos. No caso das empresas, conhecer e entender o impacto da sua atuação nos ODS são ações de extrema importância para a Agenda 2030 e, consequentemente, para o crescimento delas também.

Com uma governança corporativa atenta e comprometida com o desenvolvimento sustentável do negócio, é possível criar uma cultura de responsabilidade social dentro da empresa, contribuindo não só para o crescimento de suas atividades, mas também para a forma com que os seus stakeholders a enxergam no mercado.

Assim, os ODS podem (e devem) ser grandes aliados das lideranças na elaboração de seus projetos. A essência do negócio, assim como a cultura corporativa, precisa estar alinhada e disposta a buscar soluções para os temas dos ODS. Mas como fazer isso na prática?

Saiba por onde começar

Conheça os impactos da sua atividade – Entenda como a sua empresa impacta cada um dos 17 objetivos e identifique aqueles que são prioridade para a evolução do seu negócio. Trabalhe na elaboração de ações voltadas para estes objetivos principais.

Engaje seus colaboradores – Para desenvolver a sustentabilidade dentro da empresa é preciso informar e conscientizar os colaboradores. Envolver os times de Comunicação, Recursos Humanos e Qualidade, por exemplo, é um caminho para que juntos possam criar uma estratégia de engajamento destes colaboradores.

Some forças – Busque parcerias e alianças corporativas que beneficiem as estratégias traçadas para alcançar os ODS. Trabalhe com fornecedores, prestadores de serviços e organizações parceiras que também estão comprometidas com a causa. Por ser uma iniciativa global, este é um trabalho colaborativo e precisa ser compartilhado.

Acompanhe os processos e divulgue os resultados – Monitore as ações planejadas, estabeleça metas para sua empresa e elabore um cronograma para divulgação dos resultados alcançados. Recentemente, o IBGE lançou um portal que disponibiliza os indicadores globais do Brasil para o acompanhamento dos ODS, incluindo tabelas, gráficos e o status de cada objetivo atualmente. Vale conferir e consultar o andamento das metas, utilizando a ferramenta como benchmarking.

Agora é só colocar a mão na massa e iniciar o trabalho na sua empresa!

mais

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

Faça log in para comentar:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *