Resultado da sua pesquisa por:

 

d

O desafio de inclusão da diversidade nas empresas

por | 01/05/2019 | 0 Comentários

O que é diversidade pra você?

Confesso que pensei duas vezes antes de responder a essa pergunta. Será que diversidade e inclusão realmente fazem parte do meu dia a dia? E mais que isso: Será que estou contribuindo para a disseminação do tema no meio corporativo e nas minhas relações pessoais e profissionais?

Diversidade x Inclusão

Antes de iniciar a reflexão, é preciso entender o que cada termo de fato significa.

No dicionário formal, diversidade é sinônimo de pluralidade, diferença. É qualidade de tudo aquilo que é diverso; é multiplicidade.

Pois bem. Quando pensamos no conceito de diversidade, estamos falando sobre todos nós e como nos enquadramos na sociedade dentro da nossa singularidade. Estamos falando sobre um conjunto de características biológicas, culturais, econômicas e sociais que contribuem para a construção de cada indivíduo como único.

A definição básica de inclusão é autoexplicativa: significa incluir algo ou pessoas em grupos dos quais não faziam parte anteriormente.

A inclusão associada à diversidade vai além e deve ser entendida como um ato de valorização e inserção de pessoas que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas.

Tema estratégico para empresas?

Segundo pesquisa realizada pela Future Minds Consultoria com cerca de 200 profissionais, sendo metade da área de RH, 64% das pessoas afirmam que se preocupam em buscar candidatos alinhados com um ambiente de diversidade de pensamentos, ideias e realidades.

Em relação ao tema raça e gênero, apenas 12% dos entrevistados possuem metas para manter uma proporção adequada de gêneros e raças em cargos de liderança.

Outros dados:

58% dizem que as Pessoas com Deficiência são promovidas, estimuladas e possuem cargos e formações diversas;

10% não obedecem a legislação em vigor sobre a licença parental;

50% não possuem um programa específico para a mulher gestante;

43% possuem um plano de ação para promover a diversidade, mas apenas 8% monitora e divulga essas ações por meio de KPIs.

Baseando-se nesta pequena amostra, concluímos que as organizações ainda precisam evoluir muito quando o assunto é diversidade e inclusão. Talvez pelo mesmo questionamento levantado no início deste texto: será que estamos enxergando este tema de maneira correta?

Se o foco da discussão é o respeito e aceitação da individualidade de cada pessoa, a promoção da diversidade deve acontecer por meio das relações entre todas as partes interessadas no negócio.

Assim, a construção de relações de valor entre clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade se torna fator chave para o sucesso de um Programa de Diversidade e Inclusão dentro das empresas.

Por esta razão, esse tipo de Programa precisa ser colaborativo, trazendo as lideranças de áreas estratégicas como Administração, RH, Comunicação, Marketing, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para a elaboração dos projetos, mobilizando-as para a sensibilização das equipes em relação ao tema.

Mudança de cultura

Como tudo que envolve pessoas e processos, a implantação de uma cultura corporativa de inclusão acaba sendo uma jornada para conquistar pensamentos e mentalidades diferentes, que permitam a transformação da forma com que a empresa se relaciona com seus stakeholders.

“Para ser inclusivo de verdade é preciso desenvolver pessoas.” – Leizer Pereira


Eu ouvi o Leizer falar com paixão sobre a Comunidade Empodera no último encontro RH que Inspira, em que o assunto abordado foi justamente esse.

grupo de profissionais discute diversidade e inclusão nas empresas
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail
Encontro RH que Inspira; Abril 2019. Créditos: Future Minds Consultoria.

Lá, também tive a oportunidade de conhecer o processo de desenvolvimento e implantação do Programa de Diversidade e Inclusão da Braskem, que em cinco anos conseguiu impactar positivamente milhares de pessoas a partir de uma estratégia global da companhia.

Débora Gepp, responsável pelo projeto, apresentou as frentes de trabalho da Braskem para o tema, mostrou como a iniciativa fortaleceu a marca da empresa quanto à inovação, responsabilidade social e reputação, além de reforçar a importância do acompanhamento dos resultados de cada ação por meio de indicadores.

O encontro promoveu ainda uma oficina prática para levantamento de problemas e soluções sobre diversidade e inclusão nas empresas, permitindo troca de experiências e conhecimento entre os participantes.

“Diversidade é você chamar a pessoa para a festa e oferecer a roupa apropriada para aquele ambiente. Inclusão é ensinar a pessoa a dançar, para poder levá-la para a pista de dança durante a festa.”

Finalizo essa reflexão com um compilado de falas da Débora e do Leizer e te desafio a pensar: O que é diversidade pra você? Como você, enquanto profissional, trabalha isso dentro do seu negócio ou empresa?

Leia também: Sua liderança é inspiradora?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.