Resultado da sua pesquisa por:

 

d

3 instituições para apoiar o combate ao câncer no Dia de Doar 2018

por | 22/11/2018 | 0 Comentários

Já ouviu falar no Dia de Doar? Eu conheci o movimento em 2013, na estreia da iniciativa no Brasil, quando trabalhava num projeto de responsabilidade socioambiental para edifícios do Rio de Janeiro, e desde então busco participar todo ano.

“O Dia de Doar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Somos um movimento, uma mobilização nacional que promove um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil.”

A ideia é simples: promover um dia de doação a causas e projetos sociais mundialmente, estimulando a solidariedade e o incentivo a ações de responsabilidade social entre empresas e indivíduos.

Internacionalmente, o Dia de Doar é conhecido como Giving Tuesday, sendo realizado anualmente na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (o famoso feriado de Thanksgiving, tão popular entre os americanos). No Brasil, a campanha é organizada em parceria pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.

Em 2018, o Dia de Doar se tornou ainda mais especial, pois será realizado no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. Criada em 1988, a data reforça as campanhas de conscientização e estimula o compartilhamento de informações sobre prevenção e tratamento do câncer.

Então por que não unir as duas datas para ajudar crianças, adolescentes e adultos a superarem o desafio do câncer?

Pensando nisso, resolvi listar três instituições sem fins lucrativos, com as quais já tive o prazer de realizar algum projeto, para inspirar você que quer participar do Dia de Doar 2018 e ainda apoiar o combate ao câncer:

Instituto Ronald McDonald

Instituto Ronald McDonald é uma organização não governamental fundada em 1999 por Chico Neves, que se envolveu na causa do câncer infantojuvenil após ter perdido seu filho Marcus, ainda criança, durante a luta contra a doença. De lá pra cá, diversas pequenas vitórias foram conquistadas a partir de ações e projetos sociais que beneficiam diretamente milhares de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

mãe e filho em tratamento de câncer
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail
Uma das maiores campanhas de captação de recursos do Instituto Ronald é o McDia Feliz, que este ano completou 30 anos de apoio ao câncer infantojuvenil. Para saber mais sobre esse projeto e todo o trabalho realizado nas Casas Ronald McDonald, leia meu artigo, que detalha os resultados incríveis da campanha e mostra como empresas podem engajar seus colaboradores a se envolverem com a causa, clicando aqui.

Foto: Instituto Ronald McDonald
O Instituto conta com o apoio de empresas e indivíduos, que podem participar das iniciativas realizando doações pontuais ou frequentes, sempre ajudando crianças e adolescentes que lutam contra o câncer em todo o Brasil. Clique aqui e saiba como doar.

Fundação Pró-Hemorio

Pouca gente sabe, mas o Hemorio não é apenas o hemocentro responsável pela coleta e distribuição de sangue em todo o Estado do Rio de Janeiro. O órgão público é também um hospital hematológico, dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças do sangue, que englobam doenças crônicas, como a hemofilia e a doença falciforme por exemplo, além dos tipos de câncer hematológicos (leucemias, linfomas e mielomas).

Reconhecido como a principal unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) especializada em hematologia, o hospital recebe pacientes de todo o Estado, muitas vezes sem condições de arcar com os custos de manutenção e a carga emocional que uma estadia longa de internação podem ocasionar e por isso conta com uma ONG de apoio, a Fundação Pró-Hemorio.

Trabalhando desde 1989 para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelo Hemorio, a Fundação possui diversos projetos sociais, que envolvem recreação, educação e complementação alimentar para crianças em tratamento, além de cuidados odontológicos, conscientização de jovens para a doação de sangue e a criação de uma casa de apoio para abrigar os pacientes e familiares que precisarem permanecer por muitas horas aguardando algum exame ou procedimento a ser realizado no hospital.

Você pode ajudar doando qualquer valor, patrocinando diretamente um projeto ou ainda, se tornando um voluntário. Saiba mais sobre as formas de doação no site da Fundação.

Fundação Laço Rosa

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente e comum tumor maligno entre as mulheres. Somente em 2018, estimam-se 59.700 novos casos, sendo apenas 1% em homens.

logomarca fundação laço rosa câncer de mama
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Muito além da campanha Outubro Rosa, a Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos que atua na divulgação da causa do câncer de mama por meio de advocacy e apoio às pacientes, possui uma série de projetos incríveis, com destaque para o Programa Força na Peruca, que promove a capacitação profissional e geração de renda em perucaria para moradores de áreas de vulnerabilidade social. Ao mesmo tempo em que resgata a autoestima de pacientes com câncer por meio da doação de perucas, a Laço Rosa também contribui para a inclusão social, gerando emprego.

Para apoiar a instituição e ajudar na manutenção dos projetos ao longo de todo o ano, você pode doar cabelos para a confecção de perucas ou um valor em dinheiro. Se for uma empresa, pode se tornar um Amigo Rosa e oferecer um apoio financeiro à Fundação, além de desenvolver ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama para seus colaboradores em parceria com a ONG. Saiba mais clicando aqui.

E aí, vamos doar?

Agora que você já tem pelo menos três bons motivos para participar do movimento Dia de Doar 2018, só precisa escolher a iniciativa com a qual se identifica mais.

Existem muitos outros projetos e instituições aguardando o interesse e a vontade de organizações e voluntários dispostos a investir um pouquinho do seu tempo e expertise em ações de responsabilidade social. O Dia de Doar pode ser apenas o começo de um novo olhar sobre doações e mobilização social em prol de causas tão nobres quanto o combate ao câncer.

Eu tô dentro! E você?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.