Resultado da sua pesquisa por:

 

d

6 mandamentos para evitar o câncer

por | 30/01/2019 | 0 Comentários

Muita gente não sabe, mas grande parte dos casos de câncer ao redor do mundo tem origem a partir de fatores comportamentais, relacionados à cultura, aos hábitos e ao ambiente em que vivemos. Muitos desses fatores, os chamados fatores de risco, poderiam ser evitados com atitudes relativamente simples e é sobre isso que vamos conversar neste artigo.

De acordo com estudo do Observatório da Oncologia , o câncer já é considerado a principal causa de morte em alguns países. O Brasil segue esta tendência e estima-se que, se as políticas nacionais de prevenção não forem aprimoradas e devidamente aplicadas, o câncer passará a ser a primeira causa de morte em nosso país em 2029. Clique aqui para acessar o estudo e obter mais informações.

Há algum tempo a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos alerta sobre como cerca de 30% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos a partir da disseminação de uma cultura de cuidado com a saúde, que ainda é muito pouco trabalhada no Brasil.

Por esta razão, a equipe de Oncologia da São Carlos Saúde Oncológica, hospital de câncer localizado na zona sul do Rio de Janeiro, elencou 6 mandamentos para cuidar melhor da saúde e evitar o desenvolvimento do câncer:

Não se exponha ao sol sem proteção eficaz

O primeiro e mais comum agente cancerígeno é o sol. Além do câncer de pele, tipo mais comum no Brasil, a exposição excessiva ao sol também pode acelerar o envelhecimento e o surgimento de rugas.

A principal forma de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios ultravioletas estão mais intensos. No entanto, o uso de itens de proteção solar é indispensável a qualquer hora: roupas, chapéus, óculos escuros e protetor solar sempre, inclusive nos lábios.

Não fume

Você sabia que o cigarro possui cerca de 7 mil substâncias tóxicas, sendo 70 delas cancerígenas?

É comum associarmos o ato de fumar ao câncer de pulmão, mas o tabagismo também está relacionado a tumores de lábio, boca (língua, bochecha, gengiva, assoalho, palato), amígdalas, nasofaringe, laringe e traqueia, além de outras doenças, como infecções respiratórias, tuberculose pulmonar e até mesmo o diabetes.

Dados do estudo Exposição ao Tabagismo e Câncer de Pulmão no Brasil mostram que as regiões Sudeste e Sul apresentam maior prevalência do tabagismo e do desenvolvimento de tumores relacionados ao tabaco.

A pesquisa afirma ainda que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco em folha (14,1% da produção mundial), atrás apenas da China e que o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 50% da produção nacional. Talvez por isso, culturalmente, essa população tenha desenvolvido o hábito de fumar, o que só reforça a importância de incentivar campanhas de prevenção e combate ao fumo em âmbito nacional.

Beba com moderação

A frase, que já virou clichê por conta da mensagem que acompanha as campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas, não poderia ser mais oportuna. O alcoolismo, associado ou não ao tabagismo, aumenta a incidência dos tumores da região de cabeça e pescoço e esôfago, por exemplo.

Não é preciso cortar o consumo de álcool, mas a recomendação é que seja feito de forma equilibrada, buscando sempre observar a reação do corpo em relação ao seu consumo.

Pratique atividades físicas regularmente

Que o sedentarismo é prejudicial à saúde você já sabe, certo? Mas talvez não saiba que existem estudos que evidenciam a diminuição da incidência de tumores e complicações cardiovasculares em indivíduos que praticam de 20 a 40 minutos de exercícios aeróbicos ao menos três vezes por semana.

Ao reduzirmos a chance do desenvolvimento de um câncer e de doenças cardiovasculares, aumentamos a nossa expectativa e qualidade de vida. Além, é claro, de manter a forma.

Está esperando o que para começar a se movimentar?

Mantenha uma alimentação saudável no dia a dia

A adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é fundamental para uma vida adulta com menores chances de desenvolvimento de um câncer.

Muitos agentes cancerígenos presentes na alimentação são também vilões para outras doenças, especialmente as cardiovasculares. Uma dieta saudável e equilibrada, com menos açúcar e alimentos industrializados e mais frutas, legumes, verduras e gorduras naturais, pode ser uma grande aliada para a qualidade de vida e também na prevenção e combate ao câncer.

Leia também:Alimentação, câncer e saúde – precisamos falar sobre isso

Cuide-se nas relações pessoais e sexuais

O uso do preservativo e os cuidados com a saúde e higiene pessoal podem prevenir os cânceres ligados a vírus e infecções.

O Vírus do Papiloma Humano (HPV), por exemplo, é transmitido por relação sexual e pode ser evitado com vacinas e uso regular de preservativos. Está associado principalmente ao câncer de colo de útero, mas pode causar também tumores no reto, períneo, pênis, bexiga, boca, língua, faringe e laringe.

As Hepatites B e C podem estar relacionadas ao desenvolvimento de tumores no fígado. A hepatite B é transmitida por contágio pessoal e sexual e pode ser evitada por vacinação e uso de preservativos. Já a hepatite C é transmitida principalmente pelo sangue, em alicates de unhas que não estejam devidamente esterilizados, além de seringas e agulhas reutilizadas e/ou compartilhadas, por exemplo.

4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer

Na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, o mundo inteiro participa da campanha criada pela Union for International Cancer Control (UICC) com o objetivo de conscientizar e educar a população, estimulando a prevenção do câncer por meio da adoção de hábitos mais saudáveis e pequenas atitudes no dia a dia. Em 2019, a campanha tem como mote “Eu Sou e Eu Vou”, buscando colocar cada indivíduo, instituição, empresa, governo ou comunidade como agente de transformação para a disseminação de informações a respeito do câncer e sua prevenção.

Você tem coragem mudar os hábitos do dia a dia para se prevenir e evitar o câncer?

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.