Resultado da sua pesquisa por:

 

d

3 dicas para mudar seu mindset e tirar projetos do papel

por | 22/05/2019 | 0 Comentários

Eu já senti muita dificuldade em tirar projetos do papel.

Ideias nunca faltaram, mas sabe aquele bloqueio que te impede de iniciar de forma concreta?

Ao longo dos anos, experiências do âmbito pessoal e do ambiente corporativo, além de cursos, workshops, palestras e leituras voltadas para este fim, me ajudaram a construir um mindset de crescimento, fundamental para fazer com que projetos saiam da caixinha das ideias e caminhem para o quadro de ação.

Recentemente conheci a metodologia GROW, criada por John Whitmore e muito utilizada em processos de coaching. Em tradução literal para o português, grow significa crescer e, não por acaso, suas iniciais formam uma sigla que, em inglês, trabalha o que o autor identificou como os quatro pilares para o desenvolvimento pessoal e profissional de indivíduos.

O que despertou minha atenção foi o potencial dessa metodologia em auxiliar a virada de chave necessária para a construção de um mindset de crescimento. A partir dele, qualquer pessoa pode começar a tirar seus projetos do papel e iniciar ações concretas em busca de determinado objetivo:

G – Goal

Qual o seu objetivo com a ideia ou projeto em questão?

Quais metas você traçou para alcançar esse objetivo?

Qual o propósito desse objetivo?

Para toda ação existe uma reação, Newton já dizia. Mas para toda ação também existe uma razão. Você sabe qual é a sua?

Alice no País das Maravilhas é uma das histórias que mais gosto. E o clássico diálogo entre Alice e o Gato representa, de forma lúdica, a importância de conhecer a razão pela qual você faz o que faz.

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…”

Lewis Carroll.

R – Reality

Qual a sua realidade hoje?

Quão distante você está da sua meta ou objetivo final?

O que precisa para iniciar seu projeto?

Entender o cenário atual é fundamental para traçar as estratégias futuras em direção ao seu objetivo.

O – Options

Quais são as suas opções?

A partir da análise da sua realidade, identificar as opções é uma ótima forma de estabelecer prazos para chegar aos pontos que definiu como essenciais para essa movimentação inicial.

W – Will / Way Foward

Com o cenário mapeado, qual a sua escolha?

O que você pode começar a fazer hoje?

Nesse momento vale avaliar também a sua vontade em alcançar esse objetivo traçado. Se a sua razão for forte o suficiente e estiver alinhada com um propósito de vida sólido, naturalmente este caminho te levará à ação.

Tirando os projetos do papel

Agora que você já conheceu brevemente a ideia da metodologia GROW, compartilho aqui três dicas práticas para tirar o seu projeto do papel hoje:

Defina uma estratégia

Você já entendeu a sua razão e identificou que possui um propósito no qual acredita. Também já avaliou as opções viáveis para o seu momento de vida. Agora é hora de pensar qual a melhor estratégia, dentro dessas condições, para alcançar esse objetivo.

Vale lembrar que a estratégia deve estar alinhada ao público-alvo do seu projeto. E quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil será se comunicar com ele, tornando a divulgação do seu projeto mais assertiva.

Ainda dentro da estratégia: pense em tudo, desde os canais de comunicação até a forma de viabilizar seu produto ou serviço .

Crie o seu time

A equipe necessária para tocar o seu projeto pode ser composta apenas por você, mas é importante também pensar em mobilizar todas as partes interessadas: possíveis apoiadores, voluntários e até mesmo clientes em potencial.

Esse time será fundamental na implementação da estratégia.

Liste os recursos necessários

Faça um checklist de tudo que você precisa para começar hoje: conhecimento técnico específico (cursos, por exemplo), equipamentos, estrutura física, profissional especializado…

Assim será possível calcular o custo necessário para dar esse start.

” Seja 1% melhor todos os dias!”

Mary Dutra

Já falei sobre a Mary Dutra e sua forma de criar projetos surpreendentes aqui. Foi depois da experiência que o curso dela me proporcionou que comecei a valorizar mais as pequenas ações do dia a dia, que juntas, alcançam o todo tão almejado. 

alunos de curso reunidos após aprenderem projetos notáveis
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail
Curso Abstrato Azul – Mary Dutra. Janeiro, 2019.

A mudança só começa quando você enxerga que é possível fazer diferente. E é nesse momento que a ação vai te levar a tirar os seus projetos do papel. Com compromisso, dedicação e um propósito sólido, tenha certeza de que você vai chegar lá!

Comece com 1%. E depois me conta como foi!

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.