Resultado da sua pesquisa por:

 

d

McDia Feliz: muito além do Big Mac

por | 21/08/2018 | 0 Comentários

Como comunicar os valores da sua empresa de forma a contribuir para a causa em que ela atua? Essa foi a pergunta que me motivou a tirar do papel a ideia de um hospital oncológico abraçar um projeto social que todo ano ajuda milhares de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil por meio do McDia Feliz.

Quem atua na gestão estratégica de empresas precisa estar sempre de olho em novas oportunidades de se comunicar de forma efetiva com seus públicos. Quando essa gestão possui um olhar diferenciado para o desenvolvimento de pessoas, é possível ir além: comunicar se torna sinônimo de proporcionar experiências verdadeiramente transformadoras, capazes de contribuir para uma nova visão de mundo.

Comunicando com propósito

Trabalhar no segmento de saúde já é uma baita responsabilidade. Quando falamos de comunicação no universo da oncologia, mais ainda, pois além de manter todos os seus stakeholders informados corretamente sobre como o hospital se posiciona em relação ao seu core business (tratamento do câncer), existe a preocupação em transmitir diariamente os valores da empresa para seus colaboradores, uma vez que são eles os responsáveis por levar a mensagem do hospital ao cliente final no dia a dia.

Com mais de 50 anos de experiência na luta contra o câncer, a São Carlos Saúde Oncológica se dedica hoje integralmente aos cuidados do paciente oncológico, mas atua especificamente no tratamento do câncer em adultos.

Você sabia que o câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de morte entre crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil, ficando atrás apenas das mortes por acidentes?

Pois é. Esse dado alarmante mostra que precisamos unir forças para combater o câncer desde a infância. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA contabilizamos mais de 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes a cada ano no Brasil.

E como um hospital não pediátrico pode contribuir efetivamente para esta causa? Oferecendo apoio a projetos e organizações sociais que trabalham em prol do câncer infantojuvenil.

Conheça o Instituto Ronald McDonald

Instituto Ronald McDonald é uma organização não governamental fundada em 1999 por Chico Neves, que se envolveu na causa do câncer infantojuvenil após ter perdido seu filho Marcus, ainda criança, durante a luta contra a doença. De lá pra cá, diversas pequenas vitórias foram conquistadas a partir de ações e projetos sociais que beneficiam diretamente milhares de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Um dos destaques é o Programa Casa Ronald McDonald, que tem como conceito ser uma casa longe de casapara adolescentes e crianças com câncer que estão em tratamento fora de suas cidades de origem.

pai e mãe com filha em tratamento de câncer na casa ronald mcdonald
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

Foto: Instituto Ronald Mc Donald

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

As Casas Ronald McDonald oferecem gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os jovens pacientes e seus acompanhantes, além de disponibilizarem oficinas de capacitação em artesanato, para que as famílias possam obter uma fonte de renda para atender a qualquer necessidade extra.

Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald conta com o apoio de empresas parceiras e doações de pessoas físicas para manter todos os projetos que auxiliam famílias de crianças e adolescentes com câncer no Brasil. Ao longo do ano desenvolvem diversas campanhas para custear esse apoio. A principal e maior delas acontece sempre no último sábado do mês de agosto e você provavelmente já conhece: o McDia Feliz.

É muito mais que um sanduíche!

Você pode até achar que não, mas o McDia Feliz é muito mais que um dia para comer Big Mac com um preço camarada. E eu vou te dizer o porquê em números:

R$ 25.352.836,25 arrecadados

1.099.381 tickets antecipados vendidos

50 mil atendimentos a adolescentes e crianças com câncer e a seus familiares

30 mil voluntários mobilizados em todo o Brasil

58 instituições participantes

74 projetos apoiados

Esses dados são apenas de 2017. A campanha, considerada o principal movimento de ajuda a causa da oncologia pediátrica no Brasil, este ano está completando 30 anos. Faça as contas. Quantas crianças e adolescentes já foram ajudados a partir desta iniciativa? Quantas famílias tiveram a oportunidade de acompanhar seus filhos durante o maior desafio da vida deles?

Você pode ter uma ideia assistindo ao vídeo abaixo e conhecendo a história do Breno:

Ao longo dos últimos 29 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia e unidades de transplante de medula óssea em todo o país. Conhecendo um pouco mais desse universo e os benefícios que existem por trás dessa campanha, posso dizer que se eu tivesse que escolher um único dia no ano para comer Big Mac seria no próximo dia 25 de agosto. E você?

Unindo forças para combater o câncer

Foi com esse intuito, de apoiar a causa e contribuir para o desenvolvimento de projetos que atuam em prol do combate ao câncer infantojuvenil, que surgiu a ideia de um hospital oncológico se tornar parceiro do Instituto Ronald nesta campanha, adquirindo 350 tickets antecipados para o McDia Feliz – importante lembrar que o valor integral da venda dos tickets é revertido para os projetos do Instituto Ronald, que este ano dividirá a arrecadação com o Instituto Ayrton Senna, responsável pelo incentivo a projetos sociais na área de educação.

Como sensibilizar um time que convive diariamente com o câncer e aprimorar seu olhar para oferecer um cuidado mais próximo ao paciente oncológico?

Mais que uma iniciativa de comprometimento social com a causa do câncer, a ação do hospital tem o objetivo de conscientizar seus colaboradores para promoverem um olhar diferenciado sobre o câncer durante os cuidados do dia a dia com cada um dos seus pacientes.

As equipes de RH, Comunicação e Marketing, se uniram para fortalecer os valores da empresa através do incentivo a um projeto que ressalta a importância de se trabalhar em benefício de uma causa maior: a vida.

Saiba mais sobre a ação realizada no hospital clicando aqui.

Sua empresa também pode ajudar

Você também pode ajudar a transformar o futuro de milhares de crianças e adolescentes participando da campanha McDia Feliz ou apoiando outros projetos do Instituto Ronald McDonald, que conta com a parceria de empresas, empreendedores e voluntários movidos pela causa de combate ao câncer (veja aqui).

Mais conteúdo em seu email

newsletter

mais

categorias

vamos conversar?

entre em contato

Copyright © 2019 Lu.Marinho. Todos os direitos reservados.